Sunday, September 21, 2014

Top 10 de livros

Quando a Irene Correia e a Isabel Baptista - minhas amigas da vida real e do facebook - me desafiaram para esta corrente do top 10 livros, nem elas nem eu sabiamos onde eu me estava a meter. Os livros não têm o mesmo efeito de pessoa para pessoa. E como estamos a falar de matéria curativa, comparemos livros com vitaminas – nuns casos resultam bem, noutros parece que não reagem e noutros ainda fazem o efeito contrário e mais valia ter só ficado a ver televisão.
E a talhe de foice: banda desenhada conta? É que foi por aí que comecei a ler
Na infância, deixaram marca:
Os Cinco, Os Sete, As Gemeas – Enid Blyton
Clarissa-Olhai os Lirios do Campo-Saga –
Na adolescência, ainda estou a fazer a digestão de:
Viagem ao mundo da droga – Charles Duchaussoi
O vermelho e o negro – Stendhal
L’Etranger - Albert Camus
Le silence de la mer – Vercors
Pride and Prejudice – Jane Austen
As damas de Missalonghi – Collen Mccullough
Os Maias – Eça de Queiroz, onde regresso sempre
Desde há 30 anos e se puder volto lá:
Todo o Mia Couto
E não podíamos fazer uma lista dos piores 10? Vou fazer:
Cospe,  que isso só te faz é mal - por ordem de chegada à minha vida:
Anita isto e Anita aquilo
As meninas do andar de cima – Odete Saint-Maurice
Nicolas Sparks
Paulo Coelho
Margarida Rebelo Pinto
...